Ex-Ferroviário, meia Diego Silva faz sucesso em Malta e faturou dois títulos na última temporada
Jogar na Europa é, sem dúvida, o sonho de qualquer jogador brasileiro na atualidade. As grandes ligas do continente, como a da Inglaterra, Espanha e Itália, por exemplo, são as mais atrativas, porém a concorrência para alcançá-las é grande e por isso muitos não são absorvidos.
Ligas mais alternativas, no entanto, podem servir como porta de entrada ou mesmo oferecer espaço para uma carreira estável por lá. O cearense Diego Silva, 26, fez essa aposta e tem se dado bem. Depois de rodar por clubes de Fortaleza, o meia foi tentar a sorte em Malta e hoje é um dos principais jogadores do Floriana, atual campeão da BOV Premier League.
Em novembro de 2018, após vestir as camisas de Ferroviário e Caucaia, Diego foi fazer um teste no Senglea Athletic, que estava na zona de rebaixamento do campeonato maltês. Com a ajuda do meia, que marcou seis gols em 13 jogos e deu 12 assistências, o time escapou da queda.
A campanha fez o técnico italiano Vincenzo Potenza ser contratado pelo Floriana, equipe tradicional de Malta, e a pedido dele, Diego Silva também foi contratado. Na temporada 2019/2020, o meia também brilhou, tendo marcado cinco gols e dado sete assistências em 20 jogos.
O desempenho resultou nos títulos da BOV, que o Floriana não conquistava há 27 anos (apesar de ser o segundo maior campeão), com Diego sendo eleito sete vezes o melhor da rodada, e da Copa de Verão de Malta.
Adaptado, Diego Silva já cogita até se naturalizar Maltês. Segundo o site Transfermkt, é o jogador mais valioso do Floriana e o terceiro da BOV Premier League, com passe estimado em 300 mil euros. O contrato do meia se encerrava em junho deste ano, mas já foi renovado por mais uma temporada.
Nascido em Fortaleza e criado próximo ao campo do América, hoje Areninha, Diego Silva jogou por Ceará, Ferroviário, Tiradentes e Caucaia, antes de se transferir para o futebol de Malta.