SAFECE finaliza com êxito o Curso de formação de Monitores de Futebol

O Sindicato dos Atletas de Futebol do Estado (SAFECE), atuante no segmento, segue firme em seu propósito de ofertar conhecimento aos atletas e ex-atletas profissionais de futebol do Estado do Ceará. O objetivo do SAFECE é proporcionar a categoria formação de qualidade para que tenham, após o encerramento da carreira, uma profissionalização na área esportiva.

Este não é o primeiro curso chancelado pela instituição. Ao longo do tempo, o Sindicato oportuniza o contato de jogadores e ex-jogadores com mediadores que empreendem na carreira dentro do âmbito desportivo de um modo geral. É o caso da participação de diretores de futebol, coordenadores de performances, ex-técnicos e estudiosos de áreas afins.

Neste sábado, 12, na R9 Academy de Fortaleza, ocorreu o encerramento de mais um evento com atividades práticas, palestras com os coordenadores do curso, entrega dos certificados, além de homenagens prestadas aos ex-jogadores João Marcos, Mirandinha e Alves.

A organização do evento não poupou esforços e presenteou os participantes com uniformes, máscaras personalizadas, pasta com material necessário para a aula prática. Vale ressaltar que os ex-jogadores oriundos do interior do Estado tiveram as passagens e hospedagem custeadas pelo SAFECE.

Clique AQUI para conferir as fotos do evento

O CURSO

Devido a pandemia pelo novo coronavírus, a realização do curso deste ano foi realizada na plataforma digital durante quatro meses. O apoio do SAFECE é essencial para que, com a formação, os ex-jogadores possam trabalhar como monitores e tenham presença garantida nas Areninhas da cidade.

Os 60 alunos do curso puderam receber instruções de Muricy Ramalho, ex-técnico e Élio Carravetta, da comissão técnica do Internacional-RS, por exemplo, com abordagens com foco na formação de um treinador, a técnica do coach no futebol, categorias de base, escolinhas e gestão de performance.

“O curso tem como objetivo gerar oportunidades de trabalho para os formandos em projetos esportivos. O Sindicato está firmando parcerias que propiciam a inserção destes profissionais no mercado de trabalho”, frisou o presidente do SAFECE, Marcos Gaúcho.

No ato, Gaúcho revelou aos presentes a iniciativa de adquirir uma sala ao lado do Sindicato para disponibilizar o serviço de fisioterapia para atletas e ex-atletas, de forma gratuita. “Fizemos uma proposta para a compra da sala e a perspectiva é que, em 2021, se tudo ocorrer bem, a gente possa efetuar mais essa conquista”, disse. 

Parceria com o Governo do Estado do Ceará

O secretário de Esporte e Juventude do Estado (SEJUV), Rogério Pinheiro, esteve presente ao evento. No espaço, o titular da pasta visualizou as atividades práticas propostas pelos participantes com alunos da R9 Academy. Ao final, fazendo uso da palavra, Rogério Pinheiro enalteceu o trabalho realizado pelo Sindicato e a importância de inserir os ex-craques, ídolos do futebol, nos equipamentos esportivos formadores de atletas-cidadãos.

Texto e fotos: Xandy Rodrigues e Rochelle Nogueira / SAFECE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *